Resumo para Publicação
A preocupação com o uso de equipamentos digitais por crianças tem sido expressada em diferentes círculos, desde o académico ao político. A pandemia de COVID-19 provocou alterações profundas no modo de vida das famílias, incluindo um aumento no tempo de ecrã. Contudo, falta uma visão longitudinal mais abrangente sobre o uso de ecrãs em crianças pequenas e o impacto a longo-prazo na saúde física e mental. O Projeto SCREENHEALTH será o primeiro estudo longitudinal em Portugal a documentar o impacto das trajetórias de uso de ecrãs na obesidade e na saúde mental das crianças com 3-5 anos. Pretendemos:
1) identificar trajetórias de uso de ecrãs;
2) identificar fatores socio-ecológicos e desigualdades que influenciam a adesão a essas trajetórias;
3) explorar a associação entre as trajetórias e outros comportamentos relacionados com a saúde (i.e., atividade física, sono, padrões de alimentação);
4) observar a causalidade (e direção da associação) entre as trajetórias de uso de ecrãs, a obesidade infantil e a saúde mental.
O Projeto irá incidir sobre crianças dos 3 aos 5 anos de Coimbra (Portugal). A equipa multidisciplinar irá usar uma abordagem sociobiológica; e a metodologia interdisciplinar (i.e., questionário e acelerómetro) permitirá validar os dados recolhidos. A abordagem inovadora do Projeto preencherá lacunas significativas na literatura, incluindo:
- i) identificar preditores de uso excessivo de ecrãs o que permitirá intervir precocemente e influenciar trajetórias comportamentais e
ii) compreender os efeitos e longo prazo do uso excessivo de ecrãs o que irá permitir definir limites apropriados do uso de diferentes equipamentos para crianças.
Palavras-Chave
- Screen media
- Sedentarismo
- Obesidade Infantil
- Saúde Mental
Pacotes de Trabalho (PT)
Os objetivos do SCREENHEALTH produzem insights únicos e importantes sobre quais crianças correm maior risco de cair em trajetórias de uso de telas que levam a problemas de peso e saúde mental, aumentando nossa capacidade de prevenir esses comportamentos prejudiciais antes de seu início. A detecção também será melhorada fornecendo categorias mais refinadas de ST (total e específico do dispositivo).
- Revisão de literatura e preparação de estudo;
- Recolha de dados (Onda 1);
- Processamento, análise e divulgação de dados (Onda 1);
- Recolha de Dados (Onda 2)
- Processamento, análise e divulgação de dados (Onda 2);
- Recolha de Dados (Onda 3)
- Processamento, análise e divulgação de dados (Onda 1 + 2 + 3);
- Gestão e coordenação de projetos;